Empresa francesa cria um pesticida ecologicamente correto

Os impactos causados pelos agrotóxicos são alarmantes. Para solucionar este grave problema, uma empresa francesa está desenvolvendo um pesticida ecologicamente correto e sustentável que pode mudar para o bem o cenário das técnicas de cultivo.

 

Os imensos impactos ambientais causados pelo uso de agrotóxicos nos meios de cultivo mundial já não é mais uma novidade. Segundo a ANVISA, no Brasil, o uso intenso e sem controle dos pesticidas nas últimas décadas levou à degradação irreversível de recursos naturais do solo, água, flora e fauna. Por consequência, isso trouxe diversos desequilíbrios ecológicos para o ecossistema. A Organização das Nações Unidas estima que aconteçam 200 mil mortes por ano por conta dos efeitos do agrotóxico no mundo. Por isso, o órgão já até recomendou que os agrotóxicos fossem banidos das técnicas de cultivo.

O assunto é polêmico, já que os agricultores precisam dos pesticidas para evitar pragas em grandes proporções nas plantações. Apesar do número de agricultores orgânicos ter crescido nos últimos anos, eles também enfrentam dificuldades com as pestes que as plantações ficam sujeitas.

A boa notícia é que a empresa francesa De Sangosse Group está desenvolvendo um pesticida ecologicamente correto que pretende solucionar este impasse mundial.

pesticida ecologicamente correto 

Como funciona o pesticida ecologicamente correto?

 A ideia da empresa é usar a bactéria Streptomyces para que elas criem uma relação de simbiose com as plantas. Esta bactéria tem um papel fundamental na decomposição dos alimentos e vivem em qualquer local que exista comida, oxigênio. Mas o mais importante é que elas tem a capacidade de produzir antibióticos naturalmente.

O que os cientistas estão planejando é colocar estas bactérias geneticamente modificadas no solo. Assim, elas ficam próximas às raízes das plantas e criam um novo controle de pestes. Não é incrível?

Nós não vemos a hora de ver este plano de pesticida ecologicamente correto dando certo! Adoramos soluções ecológicas e inovadoras para o nosso planeta. 

Já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

Conheça um pouco mais sobre a Papel Semente clicando aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top