Reciclagem de Papel​: como fazer ele se transformar em uma planta

O papel tem vida útil, até mesmo quando ele é reciclado. Por isso, a melhor maneira para o meio ambiente é torná-lo biodegradável e plantável após várias utilizações. A solução já existe: Você já ouviu falar de um papel que vira planta?

 

Reciclar papel já é assunto do cotidiano e é fundamental na busca por um meio ambiente mais equilibrado. O processo de reciclagem pode salvar a vida de 10 a 12 árvores a cada tonelada de aparas recolhidas. Além disso, auxilia na economia de matéria prima natural como água que é utilizada nos processos de produção que começam na celulose.

No Brasil, apenas 37% do papel produzido vai para a reciclagem. Isso significa que o país deixa de economizar água, energia e emissão de poluentes a cada papel que não é reciclado. Para se ter uma ideia, para fazer um papel direto da celulose extraída da madeira, é preciso mais de 50 mil litros de água e quase 7,6 KW de energia. Já no processo de reciclagem, o consumo de água cai para 2 mil litros e o consumo de energia é de 2,5 mil KW.

 

Reciclagem de Papel​: Biodegradável e plantavel

Com o objetivo de auxiliar por um planeta mais verde, a Papel Semente trabalha com um processo de reciclagem de papel artesanal (sem químicas). Durante o processo, ainda acrescenta sementes germináveis nele. O resultado é um papel biodegradável, que pode ser plantado na terra para germinar flores e hortaliças como Papoula, Cravo Francês, Margarida Gigante Branca, Agrião, Rúcula, Almeirão, Mostarda, Manjericão, Salsinha, Cenoura e Tomate.

 

 

Convites para padrinhos de casamento | Como fazer porta sementes
Como plantar o Papel Semente

 

Os papéis são utilizados de diversas formas, como folders, convites, cartões, flyers, envelopes, cintas, encartes, catálogos, pastas, brindes, calendários, tags para serviços e roupas, acessórios e objetos.

A matéria-prima reciclada vem de restos de aparas de papel de gráficas e de papéis jogados fora por empresas e residências. A Recooperar, cooperativa de catadores de itens reciclados, da ONG Guardiões do Mar, faz a coleta – que auxilia na geração de renda de famílias da comunidade e ainda colabora na limpeza das praias do Rio de Janeiro.

O processo de desenvolvimento é feito em poucas horas e hoje a Papel Semente pode atender grandes demandas de clientes. Entre eles estão empresas como Frio Cruz, Braskem, Grupo Abril, Brastemp, Coca-Cola, Infraero, Omit, Vanguarda, entre outros.

 

Reciclagem de Papel​: como fazer ele se transformar em uma planta
Reciclagem de Papel​: como fazer ele se transformar em uma planta

 

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos. De folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

E você, já sabe mais sobre Reciclagem de Papel​? Comente aqui!

 

 

 

Faça já a sua cotação para garantir seu Papel Semente. É só clicar aqui.

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

11 comentários em “Reciclagem de Papel​: como fazer ele se transformar em uma planta”

  1. isadora sudre

    olá. gostaria de um orçamento para o papel semente. tenho uma saboaria e gostaria de utiliza-lo.

  2. Pingback: Dia da Reciclagem - Aprenda como Descartar Itens da Maneira Correta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top